Localização
Indique o site


Conhecida por suas belezas naturais, clima saudável, águas curativas e gente acolhedora, é especialista na arte do bem receber. Localiza-se no Sul das Gerais, no sopé da Serra da Mantiqueira a uma longitude (W: GR. 45° 02’50”) e latitude (S: 22° 06’40”) fica eqüidistante 300 Km, aproximadamente, dos grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e é totalmente ligada por rodovias asfaltadas.

Orla do lago

Com uma área de 57 Km², o município é basicamente urbano por sua extensão territorial pequena e tem uma altitude media de 867 m, com aproximadamente 45.000 habitantes. Considerada uma das mais jovens estâncias do país, é cidade pólo no Circuito das Águas. Modernizou-se nos últimos anos com a construção de novos hotéis e pousadas, galerias comerciais, shoppings centers e a criação do Parque II e da Ilha Antonio Dutra, um dos maiores espaços para a realização de eventos  de grande porte da região.

A estância hidromineral é palco de grandes acontecimentos que atraem visitantes de todas as partes do Brasil, dos quais podemos citar: Encontro Nacional de Automóveis Antigos, Festivais de Corais, Festival da Cachaça, Festival de Inverno, Feira Mineira de Artesanato Rural, Mostra dos Artesãos do Sul das Gerais, Carnaval de Rua, Verão Férias, Festa de Agosto, Exposição de Orquídeas, Encontro de Bandas, Enduro da Independência, Megacycle, Encontros de Balonismo, Convenções, Congressos e Feiras de diversas organizações.

Tem como municípios vizinhos Pouso Alto, Soledade de Minas, Carmo de Minas, Caxambu, Virgínia, Itanhandu, Itamonte, Baependi, Aiuruoca, São Tomé das Letras, Lambari e Maria da Fé.
Cidade pólo do Circuito das Águas, está apta a atender aos mais exigentes clientes, com o 2° maior parque hoteleiro do estado. Possui ampla rede de supermercados, farmácias, clínicas especializadas nos mais diversos ramos da medicina moderna, hospital regional, pronto atendimento Unimed, 08 postos municipais de saúde, centros de estética e beleza, shoppings modernos com grande variedade de produtos, presentes entre outros.

Tem restaurantes das mais variadas especialidades culinárias com serviços a lá cart e self-service a preços diversificados. É destaque na região, como centro cultural, sediando diversas instituições de ensino superior como a   FACULDADE DE SÃO LOURENÇO, UNIPAC – Universidade Presidente Antonio Carlos, UCAM - Universidade Candido Mendes (pós-graduação), INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO VICTOR HUGO, com varias graduações, além de escolas particulares e publicas com cursos técnicos, supletivos, SENAC, SEBRAE, creches públicas e particulares.

Conta com fábricas não-poluentes como as de doces, licores, laticínios e apiários com atacado e varejo de produtos tradicionais, couro, balas, chocolates caseiros, malharias, e também, concessionárias de automóveis e motocicletas(VOLKSWAGEN, FIAT, CHEVROLET, HONDA e YAMAHA) com oficinas especializadas, 8 agências bancárias (ITAÚ, UNIBANCO, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL, HSBC, REAL, BANCOOB, BRADESCO), 2 agências dos CORREIOS, CORPO DE BOMBEIROS, DELEGACIA REGIONAL DE POLICIA E 14ª COMPANHIA INDEPENDENTE DA POLICIA MILITAR, concessionária de telefonia fixa OI FIXO (31) e móvel pelas concessionárias OI MOVÉL, TIM, CLARO e TELEMIG CELULAR,  locadoras de veículos, transporte coletivo, postos de gasolina, terminal rodoviário com linhas regulares destinadas as principais capitais e cidades da região, aeroporto pronto para receber vôos em aeronaves de até 50 passageiros, agência do INSS, emissoras de rádio AM e FM, jornais, clubes recreativos, baias com cavalos de raça para equitação, leilões e incontáveis opções para lazer e entretenimento.

Por todos estes fatores, São Lourenço foi classificada pelo IBGE como o 2° melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Minas Gerais e recebe anualmente cerca de 600.000 visitantes.

História

Em pleno século XVII, audazes e ambiciosos bandeirantes procuravam transpor a Serra da Mantiqueira e chegar à Bacia do Rio Verde encontrando, porém, a resistência dos ferozes índios Cataguazes, tão numerosos que o Estado, na época, chamava-se "Campos de Cataguas”.

Em 1675, Lourenço Castanho Tazques, conseguiu vencer os indígenas e internou-se pelo sertão, fundando, na região, um pequeno acampamento que ficou conhecido como "Pouso de Lourenço” que por influência de um cidadão de nome "Mendanha”, de quem pouco se sabe a respeito, passou a chamar-se Sítio do Mendanha.
João Francisco Viana e Camilo de Lellis Pinto, compraram a propriedade e lá descobriram as águas minerais (séc. XIX), dando origem a terceira denominação do local, "Águas do Viana”.


Em 14 de Dezembro de 1891, constituiu-se o lugarejo em Distrito do Município de Silvestre Ferraz, denominando-o São Lourenço. Levantou-se, então, no alto da colina o "Santo Cruzeiro”, símbolo da cristandade, tendo sido lá celebrada a primeira missa. Iniciou-se a construção da Igreja Ermida Bom Jesus do Monte, consagrada à São Lourenço, em homenagem ao Cel. Lourenço Xavier da Veiga, outro grande pioneiro. Em 01 de Abril de 1927, por decreto estadual, criou-se o Município de São Lourenço, com território desmembrado de Pouso Alto, do qual na época era Distrito. Segundo a divisão administrativa vigente, na época, São Lourenço era constituída de um único distrito e no ano de 1972 foi criada a Comarca de São Lourenço, transferida da cidade Pouso Alto e a ela se anexando a de Carmo de Minas. Seu Primeiro Prefeito (nomeado), foi Dr. Bráulio de Vasconcellos.

Em 1905, Afonso França adquiriu do Comendador Bernardo Saturnino da Veiga, que tinha autorização do Governo do Estado para exploração das águas,  introduzindo maquinário, construindo prédios para engarrafamento, depósito e oficinas fazendo excelente propaganda da cidade. Com o falecimento de Afonso França, a companhia das águas passou por diversas proprietários, tais como Herm Stoltz & Cia, Vieira Mattos, Banco da Lavoura e Comércio do Brasil e finalmente a Empresa de Águas São Lourenço S/A, constituída em 1925. Em 30 de junho de 1966, o controle acionário da companhia, passou a ser gerido por um grupo Francês,.Já em abril de 1974, a empresa foi adquirida pelo grupo Perrier, de mesma origem. Atualmente a exploração das águas minerais e do Parque das Águas está sob a responsabilidade da Nestlé Waters do Brasil.

 

Hotel Solaris - Todos direitos reservados.
 

Principal Parceiros Reservas